Corona Vírus: como evitar Riscos Jurídicos no Home Office?

Blog

Corona Vírus: como evitar Riscos Jurídicos no Home Office?

Com o avanço do Corona Vírus, muitas empresas têm adotado o Home Office como alternativa de trabalho e proteção aos colaboradores, distanciando-os das aglomerações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse método de trabalho, ainda novo para muitas organizações, exige cuidados jurídicos especiais para que não ocorram problemas trabalhistas. Por isso, separamos alguns pontos importantes que sua empresa deve observar:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Previsão contratual: o empregador, conforme o art. 75 – C da CLT, deverá especificar, em contrato de trabalho, a forma como o serviço será prestado.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Jornada de trabalho: a empresa tem liberdade para colocar em prática o que acredita ser a melhor maneira para garantir o controle da jornada. Existem softwares que permitem acompanhar 'log in' e 'log off' do funcionário, a produtividade e o horário que ele começou e terminou de trabalhar. Também podem ser controladas as metas entregues. É fundamental que a produtividade seja documentada.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Horas extras: independente do trabalho remoto ou não, o funcionário tem direito ao pagamento de horas extras. Inclusive, o TST criou uma súmula que garante o sobreaviso.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Saúde e bem estar: além dos direitos trabalhistas, a empresa deve também preservar a saúde e o bem estar dos seus colaboradores. Mesmo distante, eles precisam de interação e acompanhamento. Manter o seu prestígio e sua autoestima elevada pode, inclusive, aumentar sua produtividade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer saber mais sobre Home Office e como proteger sua empresa nesse período de pandemia? Deixe sua dúvida nos comentários.

Acompanhe nossas redes sociais estamos no Facebook e no Instagram.

Abraço a todos e até a próxima.

Cintia Lima

Cintia Lima

Cintia Lima Advocacia e Assessoria Jurídica desenvolve um serviço personalizado atendendo às necessidades específicas de cada cliente, com soluções adequadas para atingir os objetivos que almejam. 

Abrir chat
Olá. Qual é a sua dúvida?

Envie uma mensagem, responderemos imediatamente de segunda à sexta das 9 às 17h, exceto em feriados.